quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Depois Daquela Viagem - Valéria Polizzi

"Pra começar; deixe me apresentar. Meu nome é valéria, tenho 23 anos, altura média, magra, morena, cabelos pretos e lisos. Neta de italianos, filha de pais separados, pertecente à classe média alta. Como você pode ver, uma pessoa comum, ou pelo menos é assim que eu gostaria de ser vista. E tenho certeza de que assim todos me veriam, não fosse um pequeno detalhe: sou HIV positivo. Sabe o que isto significa? É isto aí, tenho o vírus da AIS. Assustou? Não me diga que teve vontade de largar este livro e ir correndo desinfetar as mãos, com medo de ser contaminado. Tudo bem, não precisa entrar em pânico, não é assim que se pega.Pode até ler de novo: A-I-DS, AIDS! Viu? Não aconteceu nada. Ainda que eu estivesse aí do seu lado, você pegasse na minha mão, me desse um beijo e um abraço e dissesse "muito prazer", eu responderia "o prazer foi todo meu", e isso não lhe causaria dano algum.
Podemos continuar? Então, continuemos. Você deve estar se erguntando agora como foi que isto aconteceu e aposto que deve estar imaginando que eu sou promíscua, uso drogas e, se fosse homem, era gay. Lamento informar que não é nada disso e, mesmo que fosse, não viria ao caso. Mas acontece que eu era virgem, nunca tinha usado drogas e obviamente não sou gay. O que aconteceu então? É simples, tansei sem camisinha." Trecho do livro Depois Daquela Viagem, de Valéria Piassa Polizzi.
Gente, depois do último post, resolvi dar uma maneirada aqui e postar esse trecho que sempre achei ótimo, desde a primeira vez que li o livro. E ainda tinha sido pro colégio, faz muito tempo! Se puderem, leiam! Se não, fiquem com esse pedacinho delicioso, trágico e que faz um super alerta. Valéria foi a primeira mulher que pegou HIV por meio de relação sexual. Até então achava-se que isso não acontecia... Que AIDS era doença de gay e viciados. Hoje em dia achamos que lésbicas não pegam, cuidado: não é bem assim...

6 comentários:

  1. Erspetacular a propriedade de brincar com a linguagem que você usou. Parabéns muito legal.!!

    ResponderExcluir
  2. Já me falaram muito desse livro. Pensei em ler várias e várias vezes, mas nunca procurei. Vou tentar ler agora depois do seu post.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, quando comecei a ler o post, primeira vez aqui no blog, pensei: "será possível que por acaso eu encontrei um blog da menina do livro?" hauhauahuah

    Eu li esse livro na 6ª série, nunca esqueci, ele é excelente...

    ResponderExcluir
  4. Já li seu livro pelo menos umas 3x.
    Incrível, sou enfermeira e passo sempre os conceitos de prevenção a todos principalmente quando estou com adolescentes. Parabéns pelo trabalho e parabéns por sua garra !

    ResponderExcluir
  5. Já li algumas vezes o livro, e adorei seu trabalho!
    E olha, parabéns viu, vc é uma vencedora, pq a sua história não foi nada fácil.

    ResponderExcluir